quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Reclamação ao Provedor da RTP

Aqui fica a reclamação que a Néné enviou ao Provedor da RTP, relativa à não transmissão por parte desta última da Noite de Portugal na Gymnaestrada. Logo a seguir junta-se a resposta do provedor:

"Sr. Provedor Eu, sou ginasta deste País e pratico este desporto já lá vão 58 anos, AMO a ginástica. Fui com um grupo de colegas e professora ao Portugal no Coração-RTP1, no inicio deste ano divulgar a gymnaestrada. Até parecia que a nossa televisão estava interessada!!! Este ano mais uma vez lá fui com a Delegação portuguesa representar mais uma vez o nosso país, na Suiça e numa cidade em que a comunidade portuguesa lá estava em peso para nos receber. Apresentámos uma Noite de Portugal fantástica, é dificil de expressar aqui a emoção, a alegria o empenho que todos demos. Os abraços finais, o choro de alegria junto à nossa bandeira. Fomos mais de 1300 ginastas de Portugal, de Norte a Sul do País reprentar com a sua bandeira aquilo que somos, a nossa garra. Vamos às nossas custas, ficamos a dormir em escolas, tudo é pago do nosso bolso. Claro, que vamos pois amamos a GINÁSTICA. Não recebemos medalhas, não subimos ao pódio, mas apresntamos aquilo que Portugal tem de melhor na ginástica de demonstração, este é o maior evento desportivo Mundial. Eram 54 países com 23000 ginastas. Muitos mais que os Jogos Olimpicos ou outra qualquer modalidade. Eu como muitos ficámos muito tristes por não ter sido transmitida a Noite de Portugal e muito enraivecidos por nem em diferido a terem transmitido Como espectadora da TV pública lamento profundamente que tenhamos que ver horas intermináveis de futebol, de Volta a Portugal, entre outros (não quero dizer que todos os desportos não devam ter o seu espaço) mas quando se fala de ginástica é ZERO, ou melhor fomos brindados com um cheirinho de 3' num programa da RTPN que passou às 23h, depois de ter sido anunciado que passaria à tarde, mas lá está, estava a Volta a Portugal a ser transmitida, com repetições que se prolongaram por toda a tarde... Claro que não valerá a pena dizer muito mais, mas uma TV que se diz pública deveria equacionar muito bem o que o espectador gosta de ver. Este foi sem dúvida um momento muito especial de TV que deveria ter chegado a Portugal e tb à RTP internacional. Fica aqui a minha critica e a minha insatisfação- Os meus cumprimentos. Maria Nazaré Moura"


Resposta do Provedor da RTP:

"Estimada Maria Nazaré Moura,
Começo por felicitá-la, desde já, por elevar além-fronteiras o nosso país com a sua modalidade.
Compreendo o seu descontentamento, no entanto não é função do Provedor do Telespectador interferir na grelha de informação da RTP.
Posso assegurar-lhe que, no meu mandato, vou alertar a Direcção de Informação para a hegemonia do futebol no espaço noticioso, o que incomoda muitos telespectadores, embora seja motivo de contentamento para outros.
Realçarei também a importância de outras modalidades serem, de igual modo, destacadas. Informarei também a Direcção de Programas da importância da cultura desportiva ser também possível fora do desporto federado e feita no quotidiano de vida dos portugueses.
Muito obrigado pela sua participação.
Com os melhores cumprimentos,

José Carlos Abrantes
Provedor do Telespectador
josecarlos.abrantes@rtp.pt
Av. Marechal Gomes da Costa, 37
1849-030 Lisboa - Portugal
Tel.: (+351) 217 947 000"

Sem comentários:

Enviar um comentário